Postagem em destaque

REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÕES

REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÕES São reações químicas que acontecem entre um ácido e uma base. Estas podem ser de neutralização total ou...

RECEBA MATERIAL ATUALIZADO TODA SEMANA

sábado, 1 de dezembro de 2018

LIGAS METÁLICAS

LIGAS METÁLICAS


Ligas metálicas são uniões de dois ou mais metais, podendo ainda incluir semimetais ou não-metais, mas sempre com predominância dos elementos metálicos.
Podemos dizer que as ligas metálicas têm maiores aplicações práticas que os próprios metais puros.
Por exemplo, a liga mais utilizada no cotidiano é o aço, que é produzido nas siderúrgicas, sendo que o seu principal constituinte é o metal ferro (98,5%). Seus outros constituintes são carbono (de 0,5 a 1,7%) e traços de Si (silício), S (enxofre) e P (fósforo).
As ligas metálicas são preparadas, em geral, aquecendo conjuntamente os metais, até sua fusão completa, e depois deixando-os esfriar e solidificar completamente.
As propriedades físicas e químicas das ligas metálicas podem ser muito diferentes das propriedades dos elementos que lhes deram origem. Isso vai depender de muitos fatores, dentre os quais destacamos: 
- os próprios elementos que formam a liga; 
- a proporção em que eles estão misturados; 
- a estrutura cristalina da liga; 
- o tamanho e a arrumação dos cristais microscópicos assim formados; 
- e até mesmo dos tratamentos que a liga venha a sofrer, como, por exemplo, martelamento, laminação, trefilação e vários tipos de tratamento térmico (que consistem no aquecimento da liga, seguido de um resfriamento mais rápido ou mais lento). 
Na verdade, esses tratamentos térmicos alteram as propriedades das ligas metálicas porque alteram o tamanho e a arrumação dos cristais microscópicos que as formam. Mas é exatamente a possibilidade de ter as suas propriedades tão alteradas que faz com que as ligas metálicas tenham ampla aplicação. Exemplos:
• dissemos que os metais têm, em geral, condutividade elétrica elevada; uma liga de níquel e cromo, porém, tem condutividade elétrica baixa e, por esse motivo, é usada nas resistências dos ferros elétricos, chuveiros elétricos etc.;
• os metais têm, em geral, pontos de fusão elevados. No entanto, uma liga com 70% de estanho e 30% de chumbo funde a 192 °C, sendo então usada como solda em aparelhos eletrônicos;
• o aço comum (liga de ferro com 0,1 a 0,8% de carbono) tem maior resistência à tração do que o ferro puro;
• o aço inoxidável (por exemplo, com ferro, 0,1% de carbono, 18% de cromo e 8% de níquel) não enferruja, como acontece com o ferro e o aço comum.

0 comentários:

Postar um comentário

Matéria e suas propriedades

Perfumes Emporium Galbanum

Perfumes Emporium Galbanum

Total de visualizações