Postagem em destaque

REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÕES

REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÕES São reações químicas que acontecem entre um ácido e uma base. Estas podem ser de neutralização total ou...

Matérias anteriores

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

BIODIESEL E TRANSESTERIFICAÇÃO



O biodiesel é preparado por meio de aquecimento de um óleo com um álcool (metanol ou etanol), na presença de catalisador. A reação que ocorre é denominada transesterificação.

Transesterificação: processo em que um éster reage com excesso de álcool. Nesse processo, forma-se então um éster diferente.

Simplificadamente, na síntese do biodiesel a transesterificação começa com a reação de hidrólise dos triglicerídios, por exemplo, do óleo de soja, transformando-os no álcool e nos ácidos graxos correspondentes. Para isso, basta um aquecimento com catalisadores adequados.


Em seguida, um álcool (em excesso) - metanol (técnica comum nos Estados Unidos) ou etanol (método brasileiro) - reage com os ácidos graxos para formar ésteres. 

A semelhança entre o diesel do petróleo e o biodiesel é tão grande, tanto em termos moleculares quanto em poder calorífico, que um carro movido a diesel pode ser abastecido com biodiesel - normalmente misturado ao diesel do petróleo - sem nenhuma adaptação ou perda de potência.

AS VANTAGENS DO USO DO BIODIESEL

1). melhor lubrificação e menor corrosão do motor; 2). enquanto o diesel do petróleo é um hidrocarboneto, o biodiesel é feito de ésteres de ácidos graxos. A presença de oxigênio na molécula do combustível colabora para a queima, diminuindo as emissões de poluentes como monóxido de carbono e fuligem decorrentes de queimas incompletas;                         
3). melhor funcionamento do motor em baixas temperaturas quando comparado ao diesel petroquímico; 

4). o diesel do petróleo tem muito enxofre, enquanto o biodiesel não tem esse elemento químico; assim, evitam-se as emissões ácidas (óxidos de enxofre), amenizando problemas relacionados à chuva ácida.

TESTES
1). Sabe-se que o aquecimento crescente da terra se tornou uma preocupação mundial e que uma das alternativas para minimizar o efeito estufa seria a substituição do diesel por biodiesel. A respeito desses combustíveis, é correto afirmar: 

(A) As moléculas que compõem o diesel apresentam um número de carbonos muito superior ao das moléculas do biodiesel, por isso o diesel gera mais CO2 que o biodiesel. 
(B) Tanto o diesel como o biodiesel são compostos principalmente por moléculas de hidrocarbonetos, porém o biodiesel é de origem vegetal e o diesel é um derivado do petróleo. 
(C) Enquanto o diesel é composto principalmente por moléculas de hidrocarbonetos, o biodiesel é composto principalmente por moléculas de ésteres de ácidos graxos. 
(D) O diesel apresenta em sua composição uma maior quantidade de moléculas com funções orgânicas oxigenadas que o biodiesel. Por isso a combustão do diesel produz mais CO2 do que a do biodiesel. 
(E) O diesel, sendo uma fração do petróleo, contém hidrocarbonetos aromáticos de cadeia longa, que são altamente poluentes. Já o biodiesel, por ser de origem vegetal, só contém hidrocarbonetos alifáticos, muito menos poluentes.

2). O Brasil destaca-se no cenário internacional com a produção e incentivo do uso de combustíveis de fontes renováveis, como o etanol e o biodiesel. A transesterificação é mais um "novo conceito" abordado na química orgânica no ensino médio: trata-se da síntese do biodiesel, obtido a partir da reação de óleos vegetais (soja, babaçu, mamona), gorduras animais ou óleos residuais de fritura com etanol e catalisador.


Considerando que o biodiesel foi obtido a partir do óleo de soja, na reação de hidrólise desse biodiesel, são obtidos como produtos o: 
A) ácido etanóico e álcoois. 
B) ácido etanóico e ésteres. 
C) etanoato de etila e ácidos carboxílicos. 
D) etanol e ácidos carboxílicos. 
E) etanol e ésteres. 

GABARITO
1). C     2). D










0 comentários:

Postar um comentário

Introdução às Reações Orgânicas

Perfumes Emporium Galbanum

Perfumes Emporium Galbanum

Total de visualizações