Postagem em destaque

REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÕES

REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÕES São reações químicas que acontecem entre um ácido e uma base. Estas podem ser de neutralização total ou...

Matérias anteriores

RECEBA MATERIAL ATUALIZADO TODA SEMANA

domingo, 15 de novembro de 2015

Assuntos Diversos (I) - Simulado

1). “A variação de entalpia (quantidade de calor liberada ou absorvida) em uma reação química depende apenas dos estados inicial e final da reação.” A Lei mencionada acima é uma lei experimental muito importante no estudo da Termodinâmica. Essa lei pertence a:
a) Robert Boyle
b) Henry Hess
c) Jacobus Vant´Hoff
d) Henry Le Chatelier

2). A chuva ácida resulta, principalmente, da poluição produzida pela queima de carvão e combustíveis fósseis que liberam óxidos para atmosfera, os quais, são transformados em ácidos. Esses ácidos, ao se dissolverem em gotas de chuva, diminuem o seu pH. É importante frisar, no entanto, que a água da chuva já é, naturalmente, levemente ácida, em face da presença, na atmosfera, de:
a) N2
b) SO2
c) CO2
d) NO2

3). O Viagra, um dos medicamentos mais conhecidos no mundo, indicado para o tratamento da disfunção erétil, tem como princípio ativo o Sildenafil (estrutura abaixo), na forma de citrato:

Nesta molécula, o número de átomos de carbono com hibridação sp2, é igual a:
a) 8
b) 9
c) 10
d) 11

4). A criolita, Na3AlF6, é um mineral essencial na produção de alumínio e sua função é reduzir o consumo de energia do forno, fazendo com que a reação de redução ocorra a uma temperatura mais baixa. A criolita estava esgotada no resto do mundo quando foi descoberta uma supermina, a 250 km ao norte de Manaus, Amazonas - uma reserva estimada em 3 milhões de toneladas. A única mina conhecida, localizada em Ivgtut, na Groenlândia, havia se esgotado em 1991 e, desde então, utilizavam-se apenas substitutos sintéticos. A criolita pode ser sintetizada através da seguinte reação (Massas: Na=23; Al=27; F=19; H=1)

6 HF + Al(OH)3 + 3 NaOH → Na3AlF6 + 6 H2O

Quantos kilogramas de criolita são produzidos, partindo-se de 30,0 kg de HF como reagente limitante, se a reação tem um rendimento de 90 %?
a) 15,43
b) 27,00
c) 47,25
d) 52,50

5) Associe os elementos cujos símbolos estão citados na coluna da esquerda com características constantes na coluna da direita.

Elemento Químico                       Característica
( 1 ) H                               (   ) elemento de transição interna
( 2 ) Ce                             (   ) forma um óxido do tipo MO
( 3 ) Ge                             (   ) capaz de formar um ânion
( 4 ) Na                             (   ) semimetal
( 5 ) Mg                             (   ) metal alcalino

Assinale a opção que contém os números que irão aparecer na coluna da direita de cima para baixo (Números atômicos: H=1; Ce=58; Ge=32; Na=11; Mg=12)
a) 2, 4, 1, 3, 5
b) 2, 5, 1, 3, 4
c) 3, 5, 1, 2, 4
d) 3, 5, 2, 1, 4

6). Os haletos de alquila, quando submetidos a aquecimento em presença de bases fortes, sofrem desalidrificação. O composto obtido na desalidrificação do haleto primário, representado na estrutura abaixo, é:


a) 2-isopropilbut-1-eno.
b) 2,3-dimetil-hex-2-eno.
c) 2,3,4-trimetilpent-4-eno.
d) 2,3,4-trimetilpent-1-eno.

7). O hidróxido de cálcio, também conhecido como cal extinta, é uma base forte usada para tratar queimaduras com ácidos; como antiácido; na correção de solos; nas argamassas e no tratamento da água e de efluentes. O pH de uma solução de concentração molar 0,005 mol/L de hidróxido de cálcio é
a) 12.
b) 11.
c) 10.
d) 9.

8). Os ácidos carboxílicos podem ser transformados em compostos pertencentes a outras funções orgânicas, denominadas “derivados de ácidos carboxílicos”. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta somente derivados de ácidos carboxílicos.
a) anidrido ftálico, cloreto de benzoíla, etanoato de benzila
b) benzoato de etila, cloreto de benzila, cloreto de benzoíla
c) acetamida, benzoato de etila, cloreto de benzila
d) anidrido ftálico, benzoato de etila, benzenossulfonamida 

GABARITO
1. B          2. C          3. D          4. C          5. B          6. D          7. A          8. A

0 comentários:

Postar um comentário

Matéria e suas propriedades

Perfumes Emporium Galbanum

Perfumes Emporium Galbanum

Total de visualizações